A forma do seu estilo

Já vi e ouvi diversas pessoas afirmando que não tem estilo algum. Essa é uma frase bem comum, principalmente quando a pessoa diz não gostar de moda e de design. Super acredito que essa é a visão real da pessoa, e entendo de onde ela vem, mas ouso dizer que não é bem assim, que todo mundo tem estilo sim. Mas ele provavelmente ainda é um brotinho escondido que precisa de espaço para crescer.



Estilo é escolha. Estilo é repetição. Estilo é coerência.


Pensa comigo por um momento. Você escolheu comprar essa roupa que está usando. Você escolheu os sapatos que tem, as partes de cima e as de baixo, as peças únicas, os acessórios. Por mais que você diga que não se importa ou que não entende, houve algum processo de escolha. Se você mora em um local seu (próprio ou alugado, mas que você tem voz na decoração) você escolheu as peças que estão nos cômodos, os talheres, o que vai em cima da mesa, o que está na bancada do banheiro, o modelo da televisão. Tudo isso foi resultado de um processo de seleção entre as diversas possibilidades. Mesmo com limitações (dinheiro, espaço, disponibilidade, etc) nós passamos por essas escolhas, e elas mostram o nosso estilo.


O que normalmente acontece é uma dificuldade em identificar, coordenar cores e formas, versatilizar peças que já possui e adequar tudo isso à intenção, à mensagem que deseja transmitir ao outro. Mas o estilo? Ele já está presente, só precisando um formato mais nítido e acabado. O necessário nessas situações é captar as informações principais e desenvolver um formato que dê coerência ao conjunto, atrelada à comunicação verbal.



Estilo é intenção.


O estilo não é só um nome, ele é um amálgama do que nos representa, do que nós acreditamos, e daquilo que queremos mostrar para o mundo. Ele não é estático. Seu estilo muda de acordo com a sua vida, ele se altera, se transforma, evolui junto com você. Ele parte dos seus gostos, suas vontades, desejos, estilo de vida e necessidades. Ele é definido sempre levando em consideração qual é a sua intenção principal, qual é a sua mensagem, como você quer se comunicar e o que planeja conquistar.


Então sim, seu estilo está presente dentro de você, mesmo que fale a frase "não tenho estilo", mas além disso existe todo um processo de olhar pra dentro, de análise, pesquisa, inspiração, curadoria e outras etapas mil para chegar em um amálgama pronto para ser mostrado e você ter a segurança de dizer "sim, isso aqui sou eu, é essa mensagem que quero passar. muito prazer".